REVISTA
UIRAPURU
BRIEFING
A disciplina de Projeto III propõe a produção de uma revista e, nesse caso, tendo política como seu tema central. Esse processo envolve desde o desenvolvimento de um projeto gráfico, seleção de conteúdos e como
são apresentados até como seria seu lançamento e inserção no mercado em questão.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O avanço da tecnologia ressignificou o modo como o jovem pensa, se informa e comunica. A globalização consequentemente fez com que os meios de comunicação se tornassem cada vez
mais competitivos. Para se atualizar sobre notícias e sobre o
cenário político brasileiro se faz uso da internet. E assim ocorre
a fragmentação das informações.
É NESSE CONTEXTO QUE SURGE A REVISTA UIRAPURU.
UMA PUBLICAÇÃO DE POLÍTICA VOLTADA PARA O AMBIENTALISMO, QUE PRETENDE FAZER COM QUE INFORMAÇÕES COERENTES SEJAM MAIS ACESSÍVEIS, PREZANDO SEMPRE PELA VERDADE
A revista vem para compartilhar conhecimento, instigar a curiosidade e gerar questionamento em torno do tema ambientalista com cunho político. Tendo jovens engajados e interessados nesse âmbito como seu público alvo.
PROJETO EDITORIAL
Com o intuito de conversar com o jovem em sua fase de formação de ideais, a revista procura trazer pautas de cunho sustentável e ecológico entendendo política como uma ação do indivíduo no coletivo diretamente relacionado com o cenário político nacional.
Uirapuru busca ser não somente um caminho para instigar a opinião do leitor, mas também para apresentar alternativas, debater e facilitar a inserção do público em discussões de caráter ambiental.
ACESSIBILIDADE . ATUALIZAÇÃO . CONHECIMENTO . DEMOCRACIA . TRANSPARÊNCIA
As cores da identidade visual tem como objetivo é ressaltar a riqueza da nossa cultura de maneira sútil, juntamente com o agito e emoção visto na política e por fim, insinuando a temática ambiental ao introduzir cores que relacionam-se diretamente com a fauna e flora nacional.
Mood da paleta de cores: vívida, urgente, dinâmica e revigorante
A leitura da Uirapuru é dividida em quatro eixos, estes inspirados nas etapas de desenvolvimento e aplicação de políticas públicas no país:
PERCEBER ENTORNOS
identificação do problema
formulação de alternativas e tomada de decisões
PERSPECTIVAS E ROTAS
PROVER E MUNIR
alternativas escolhidas são implementadas
avaliação das decisões tomadas e possível extinção do problema
PONDERAR E IR
UIRAPURU – A MARCA
A escolha do nome Uirapuru surgiu pelo pássaro do Amazonas.
No folclore do norte do Brasil, ele é a versão animal de um guerreiro indígena, conhecido por ter um dos mais belos cantos entre as aves, fazendo com que todos os outros pássaros
parem de cantar para ouvi-lo.
A marca apresenta a urgência e manualidade do ativista.
O logo foi desenhado a partir de duas camadas:
o nome escrito da revista e traços manuais variados.
A tipografia estática convida o leitor a querer intervir, mostrar um caminho diferente e mais colorido. Nessa linha de pensamento, possuirá diferentes traços livres ao longo das edições que enfatizam a personalidade da marca.