DESAFIO TOK&STOK
COLEÇÃO RENDA E REDE
BRIEFING
O Desafio Tok&Stok & Design ESPM tem como objetivo estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica da empresa. A parceria favorece a aproximação da escola com o mercado ao viabilizar uma experiência real de projeto.
A proposta é desenvolvimento de estampas nas versões corrida e localizada para a tendência Regional Brasileiro da Tok&Stok. Deve incluir a aplicação da estampa em jogo de lençol de casal e solteiro, prato fundo, raso e conjunto de xícara para café ou chá.
JOGO DE LENÇOL – CASAL
JOGO DE LENÇOL – SOLTEIRO
CONJUNTO DE LOUÇA
PRATO RASO
PRATO FUNDO
PRATO SOBREMESA
PIRES
CONJUNTO CHÁ
CONJUNTO CAFÉ
JOGO DE LOUÇA COMPLETO
REGIONAL BRASILEIRO – PESQUISA
O processo de pesquisa deste projeto inicia com o entendimento da tendência Regional brasileiro da Tok&Stok, suas principais características e o que se procura evidenciar na coleção.
O artesanato está presente em todos os países do mundo.
Se percebe a presença cada vez maior do trabalho realizado pela mão humana. É uma volta às raízes para resgatar tradições culturais e valorizar objetos produzidos pelo povo.
Em meio a uma coletânea de referências, texturas e cores, a coleção de móveis e acessórios da Tendência Regional Brasileiro resgata ambientes com uma atmosfera nacional.
UM POUCO SOBRE A VERTENTE ESCOLHIDA
A produção de rendas é uma das principais técnicas artesanais encontradas no Brasil. As comunidades que praticam a arte estão inseridas desde a região sul e até no nordeste do país.
A cultura da Renda de Bilro em Florianópolis é um resgate das raízes açorianas que colonizaram a ilha Nossa Senhora do Desterro (antigo nome do local) a partir do século XVIII.
Na época, os homens eram responsáveis pela pesca e as mulheres passavam parte do seu tempo tecendo fios em almofadas de bilro. Era uma prática comum e as produções eram vendidas no centro da cidade auxiliando no sustento das famílias.
A confecção de rendas não é algo exclusivo do litoral de Santa Catarina. Na verdade, é uma manifestação cultural presente em quase toda a região litorânea do país. Assim, mesmo que o projeto tenha originado a partir do recorte catarinense, acaba por se relacionar com o Brasil todo – um grande desafio visto a dimensão do território nacional.
RENDA DE BILRO . PESCADORES . LITORAL . MAR . PRAIA . CULTURA . TRADIÇÃO
RENDA E REDE – DESENVOLVIMENTO
O projeto teve como seu principal caminho criativo o desenvolvimento de ilustrações inspiradas na forma e movimento que possui as rendas. Tendo em vista seus detalhes e leveza, o trabalho manual traz para cada peça o desenvolvimento de sua personalidade única.
Considerando que a cultura das rendeiras está fortemente ligada com a pesca e – consequentemente – o litoral, os principais elementos da estampa, além das rendas de bilro, são peixes típicos da região Sul do Brasil. E novamente, por serem ilustrações mais livres, se conectam com pessoas de todo o país. Todos os traços foram realizados manualmente e depois digitalizados com ajustes necessárias.
A coleção procura trazer à tona a vida litorânea, as praias, a fluidez e delicadeza das rendas. A vida é muito mais leve e cheia de graça com a brisa da mar e o calor da areia. E, como diz o ditado de pescador manezinho da ilha: “onde há rede, há renda”.
PAMPO
ANCHOVA
SARDINHA
TAINHA
“ONDE HÁ REDE, HÁ RENDA”
PALETA DE CORES – TENDÊNCIA REGIONAL BRASILEIRO TOK&STOK
branco
cmyk 0,0,0,0
camelo
pantone 7508
cmyk 25,25,25,0
azul
pantone 2955
cmyk 100,90,40,10